Vencendo traumas (eu comigo mesma)

     Para contextualizar sobre este texto, ele se refere a um exercício mental que resolvi fazer para superar alguns traumas descobertos em uma consulta psicológica. Consiste em escrever em algum lugar todos meus traumas e pensamentos ruins e refutá-los, como se eu fosse uma terceira pessoa lidando com alguém como eu. Fiz isso mentalmente hoje pela manhã e quero deixar aqui registrado.

Então lá vai:

  •     Descobri que sofro de uma crise ansiosa parecida com uma crise do pânico, em que eu travo uma luta todos os dias para conseguir sair de casa, e conviver em sociedade. A causa dessa crise se deve a um trauma de adolescência: Pessoas da minha família (tios e primos) que confiando por ser parentes, em momentos a sós tentaram cometer abuso. Eu não costumava sair contando sobre isso, não por ser algo vergonhoso porque penso que quem tem que sentir vergonha são eles, mas, porque contei apenas para pessoas que convivo bastante (namorado e mãe) e depois disso, apaguei da minha mente. Parece que, pessoas que pensei ser confiáveis tentaram violar o meu íntimo, passando dos seus e dos meus limites. Automaticamente, no inconsciente sinto que não devo confiar mais em homens mais velhos, olhares enquanto ando na rua sozinha me ameaçam e eu sinto cada vez mais nojo e medo de que façam algo além de me olharem.
  •     Bom, a minha resposta para mim mesma como uma pessoa aleatória e alheia aos meus sentimentos é de que, as pessoas não tem culpa do seu trauma, as pessoas nem sabem na verdade quem é você, que de lá do que você está sofrendo. Cada um tem seus problemas, elas estão cagando para os seus. Então, se você não sair de casa por causa delas não vai ser elas que estão perdendo, é você quem vai estar perdendo um dia incrível e ensolarado. A única coisa que elas vão estar perdendo é a oportunidade de ver uma pessoa linda que é você, de apreciar a sua presença, mas isso pra elas é indiferente. Cada um tem que viver por si, cada um sabe de suas lutas internas e não são por causa delas que as pessoas evitam de sair de casa não é mesmo? Uma ótima saída para vencer o passado é ficar feliz porque essas situações de assédio não se repetem mais, você nem vê mais com tanta frequência seus parentes, e sua mãe sabe dessa situação, então ela vai te proteger se acontecer. 

  •     Outra situação são meus pensamentos negativos sobre mim mesma. Pensamentos ruins de que nada que eu faço da certo, que eu sou toda falha, não vou conseguir conquistar nada na minha vida, que sou feia, não sou legal e que não tenho amigos por conta disso, porque sou ignorante e idiota. Esses pensamentos são por conta de um trauma recente: uma situação de violência verbal em ambiente de trabalho. Era uma situação repetitiva e constante, onde a pessoa me maltratava, gritava comigo e me fazia passar vergonha na frente das outras pessoas. Dizendo que eu não sabia fazer nada, não fazia nada direito, que estava a 2 anos trabalhando e mesmo assim errava. Eu sai de lá, mas esse sofrimento ainda não saiu de mim...

Como uma pessoa alheia, faz parte do processo eu refutar esses pensamentos, dando pelo menos uma situação contraria em que eu realmente fiz algo certo:

  •     Bom, eu não acho que esses pensamentos são verdade, você aprendeu muita coisa enquanto estava lá, e isso foi graças aos seus erros. O ser humano só aprende errando, caindo e levantando. Ele não aprende nada somente com acertos. Errando, você aprendeu muito a como lidar com os clientes em suas singularidades. Com ela, você aprendeu a não ser igual a ela e a não aturar pessoas com as mesmas atitudes. Você ensinou muita coisa pra ela também, por ser mais velha, ela não tem tanta facilidade com a tecnologia, por isso você ensinou muitas coisas a ela mesmo que não tenha te agradecido por isso. Você fazia tudo que tinha para fazer rápido e efetivamente, antes do seu horário já terminava por ser muito ágil, isso é uma qualidade em você. Você é uma pessoa ágil que aprende fácil qualquer coisa que se empenha em aprender. Então você não é falha, pois falhar faz parte do processo de aprendizagem e só assim você evolui como ser humano pensante. Olha só você agora, está enfrentando sua mente fazendo o que você mais gosta e faz muito bem que é escrever, está se entendendo superando seus medos e traumas sozinha, e isso pouca gente faz. Coisas como beleza são coisas fúteis, você vê com as youtubers que assiste, todos os dias elas falam sobre se aceitar e se amar. Se ame como você é, admire suas curvas, é pra isso que esta fazendo academia. Você está fazendo um ótimo avanço aceitando seu cabelo natural, aceite você por completa. Não falo somente a sua carcaça, mas o que você é por dentro, ninguém é igual a você, você é única, você é especial, você é você.



  •     E meu último tormento é sobre se importar com o que os outros pensam de mim, com o julgamento alheio, com o simples fato de não ter amigos, verdadeiros amigos. E não saber o por quê. Será que eu algo que eu falo? Será que é algo no meu jeito? Será que sou muito fria, muito grossa? Será que o que me falta é atitude em vez de achar que estou incomodando? Eu simplesmente não consigo ser eu por medo das pessoas me julgarem, comentarem sobre mim, me cancelarem ou me tratarem mal...

E mais uma vez, como uma pessoa qualquer, me olho no espelho e digo:


  •     Cara, você não precisa de ninguém pra existir, você já está ai não é mesmo? Se as pessoas te julgarem são elas que vão precisar de ajuda, elas precisam de uma terapia e não você. Porque se essas pessoas sentem a necessidade de julgar as outras, tem algo errado com elas, com a vida delas. Se só o fato de você existir, de estar feliz e ser você incomoda elas, é porque elas estão precisando de tratamento, de ajuda. E na verdade ninguém está te julgando, ninguém até hoje chegou em você e reclamou de alguma forma que você age ou fala, é tudo coisa da sua mente. As pessoas na rua só te olham com olhar de julgamento julgando na mente delas, elas não terão a coragem de chegar em você e dizer nada porque elas sabem que isso não é legal, no fundo elas sabem. E olhar não mata, você não sente um tapa na cara toda a vez que alguém te olha, quando alguém te olha você não sente um beliscão por exemplo. Então qual o máximo que essas pessoas podem fazer? Se afastar e olhar de longe. Elas podem até falar de você pelas costas, mas ainda assim, isso não vai te afetar. Você sendo ou não você não vai mudar em nada a vida das pessoas a sua volta, assim como elas com ou sem falar com você não muda a sua vida. Você vai continuar vivendo e existindo se alguém se afastar, falar mal de você ou te cancelar, você não vai morrer, não vai te fazer mal, então pra que se importar? Cara o fato de você ser você é justamente o que vai fazer a seleção das pessoas que vão passar, ficar e continuar na sua vida. Sempre tem alguém que sente afinidades por outra pessoa, ninguém é cem por cento sozinho, as vezes, tem até alguma pessoa por ai sofrendo o mesmo que você com exatamente um jeito igual o seu esperando que você apareça na vida dela. Se você tá sozinha até agora, é porque não encontrou essa pessoa e também porque ninguém que tá no seu ciclo social vai se dar bem com você. "É melhor estar sozinho que mal acompanhado" já ouviu essa frase?



    Bom, esse foi um processo terapêutico que venho fazendo, listar todos meus sentimentos, pensamentos, traumas e medos. E conversar comigo mesma de alguma forma, refutando, indagando e dando conselhos. Vou lendo e relendo esse texto, até me convencer de que tudo isso é bobeira e de que a vida é uma só pra ficar com essas merdas de assombrações cotidianas. Espero que quem quer que leia, (não necessariamente sendo a eu do futuro)  e tiver passando por algo igual a mim se sinta bem. É isso...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desabafo sobre esses dias sem você

Sobre desassociar...